22 setembro 2008

Beber do cálice para se sentar à direita

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. João Crisóstomo (cerca de 345 - 407), bispo de Antioquia, depois de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre Mateus, nº 65


Por intermédio de sua mãe, os filhos de Zebedeu pedem ao mestre, na presença dos seus colegas: "Ordena que nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda" (cf. Mc 10,35)... Cristo apressa-se a tirá-los das suas ilusões, dizendo-lhes que devem estar prontos a sofrer injúrias, perseguições e até a morte: "Não sabeis o que pedis. Podeis beber do cálice que eu vou beber?" Que ninguém se espante ao ver os apóstolos com disposições tão imperfeitas. Espera que o mistério da cruz esteja realizado, que a força do Espírito Santo lhes seja comunicada. Se queres ver a força da sua alma, olha-os mais tarde e vê-los-ás superiores a todas as fraquezas humanas. Cristo não lhes esconde as fraquezas, para que tu vejas tudo o que se tornarão depois, pelo poder da graça que os transformará...
"Não sabeis o que pedis." Não sabeis como é grande essa honra, como isso é prodigioso! Estar sentados à minha direita? Isso ultrapassa mesmo os poderes angélicos! "Podeis beber do cálice que eu vou beber?" Falais-me de tronos e de diademas insignificantes; eu falo-vos de combates e de sofrimentos. Não é agora que receberei a minha realeza; não chegou ainda a hora da glória. Para mim e para os meus, trata-se para já do tempo da violência, dos combates e dos perigos.
Nota bem que ele não lhes pergunta directamente: "Tereis coragem para derramar o vosso sangue?" Para os encorajar, propõe-lhes que partilhem o seu próprio cálice, que vivam em comunhão com ele... Mais tarde, verás esse mesmo S. João, que neste momento procura o primeiro lugar, ceder sempre a presidência a S. Pedro... Quanto a Tiago, o seu apostolado não durou muito. Ardente de fervor, desprezando inteiramente os interesses puramente humanos, mereceu pelo seu zelo ser o primeiro mártir entre os apóstolos (Act 12,2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário