13 setembro 2008

movimento...



contra tudo q nos paraliza, acho bom entendermos mais sobre o conceito de movimento.
E deixar o calor da realidade alterar nosso estado para liquido...
Entao peguei no wikipedia definicoes sobre o tema:




















movimento (do lat. movere: mover) 1. Na filosofia clássica. o movimento é um dos problemas mais tradicionais da cosmologia, desde os pré-socráticos, na medida em que envolve a questão da mudança na realidade. Assim, o mobilisme de Heráclito considera a realidade como sempre cm fluxo. A escola eleática por sua vez, principalmente através dos *paradoxos de Zenão. afirma ser o movimento ilusório, sendo a verdadeira realidade imutável. 2. Aristóteles define o movimento como passagem de *potência a *ato, distinguindo: o movimento como deslocamento no espaço; como mudança ou alteração de uma natureza; como crescimento e diminuição; e como geração e corrupção(destruição). 3. Os filósofos definem o movimento do mesmo modo que os físicos, associando sempre tempo e espaço, e não como simples sinônimo de deslocamento: toda modificação, tudo aquilo que faz com que as coisas mudem, com que o mundo esteja em permanente devir. No universo descrito pela física da relatividade. o movimento nada mais é do que a variação de posição de um corpo relativamente a um ponto chamado "referencial".


Estudo do movimento

A ciência Física que estuda o movimento é a Mecânica. Ela se preocupa tanto com o movimento em si quanto com o agente que o faz iniciar ou cessar. Se abstraírem-se as causas do movimento e preocupar-se apenas com a descrição do movimento, ter-se-á estudos de uma parte da Mecânica chamada Cinemática (do grego kinema, movimento). Se, ao invés disso, buscar-se compreender as causas do movimento, as forças que iniciam ou cessam o movimento dos corpos, ter-se-á estudos da parte da Mecânica chamada Dinâmica (do grego dynamis, força). Existe ainda uma disciplina que estuda justamente o não-movimento, corpos parados: é a Estática (do grego statikos, ficar parado). De certo modo, a estaticidade é uma propriedade altamente específica, pois só se apresenta para referenciais muito especiais, de modo que o comum é que em qualquer situação, possamos atribuir movimento ao objeto em análise.

Notas Históricas

* Movimento Segundo Aristóteles

Segundo Aristóteles todos os corpos celestes no Universo possuíam almas, ou seja, intelectos divinos que os guiavam ao longo das suas viagens, sendo portanto estes responsáveis pelo movimento do mesmo.

Existiria, então, uma última e imutável divindade, responsável pelo movimento de todos os outros seres, uma fonte universal de movimento, que seria, no entanto, imóvel. Todos os corpos deslocar-se-iam em função do amor,do amor,do amor, o qual nas últimas palavras do Paraíso de Dante, movia o Sol e as primeiras estrelas. Aristóteles nunca relacionou o movimento dos corpos no Universo com o movimento dos corpos da Terra.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento

2 comentários: