12 julho 2008

hasta el cumbre - 8parte






com muita dificuldade descemos ate o 2 refugio...
o zigzag bem complicado p descer....e um poko perigoso ate pq eu estava um poko tonto...
apesar de ser descida por ser mto ingrime tinha fazer esforco p nao escorregar e firmar os grampos no gelo... chegamos a parte do iceclimbing e foi mais facil descer, naturalmente...
depois fomos descendo muito devagar, e venacia nao parava de reclamar toda hora, brigavamos...
um momento encontramos um grupo com 2 brasileiros, nem condicao tinha para falar muio, mas disse p eles q voltaria com eles, falei p venacio ir sozin ho... o clima estava tenso...
tirei as roupas mais pesadas... agora o sol estava escaldante.. vou voltar p casa negro com certeza, sonho meu ...

masi leve, comemos chocolates p energia.. e seguimos "despacitos " bem devagar ate uma hora q venancio teve uma ideia e me puxar pela corda e eu deslizando pela neve... assim fizemos mais rapido, fazi a as curvas com os grampos mas muitas vezes caia na neve fofa. se todo afundado..aind a assim era um esfiorco, depois seguimos caminhando e ja estava mnelhor masi m eia hora e chegamos ao regugio...
chegando la, mate de coca, e venancio me dsse q poedria dormier meia hora, tive um pequeno choque termico, me cobri com o maximo q pude, venacio me colocou alem de 2 sleep bag uma manta..mas consegui dormir pela primeira vez.. por uma hora, ainda cordei tremen do e meu estomago um poko mexido..
nos levantamos pegamos o resto da bagagem agora ja abandono as pesadas botas de plastico e sigo com a minha p o trekking.. , e fomos, mais 30 minutos chegamos ao refugio de todos, sim, pq os nossos 2 refugios sao particulares da agencia..
as vezes fico confuso com idiomas, falando portugues e me virando com o poko de spanhol e ingles q tenho, mas eh mto legal...
qria aprender masi alemao.. a cidade ta cheia deles..e tbm aymara idioma dos locais aki...
mtas eessoas no refugio descansamos um pokmo, venancio fazendop piadas com seus amiggos bolivianos por estar decendop devagar...
fomos descendo mais um poko, a ultima parte pela neve, e agora comecamos pelas rochas, q para subir pra m im foi muito bom mas p descer, elas deslizam muito e tenho q pular de pedra em pedra os bastoes me ajudam um poko,
descemos pelas rochas negras e logo avostei um caminho conehciudo , de areia, q pegamos no dia do treinamento, pedi p venancio p seguir por ali,,
ele foi ate o glacial deixar uns equiopamentos com um a migo e por 15 mn , descansei..cocholates, e logo chegou me pedindo um poko.. rs
descemos pelas rochas ate o caminho de areia- mais uma ultima subida...
pelo caminho, ja pude avistar o refugio , chegamnos ate o caminho dos tubos e isso me deixou mais tranquilo, a volta foi muito dramatica, ainda totno, por todo percurso..nos tubos, pàrei p tirar umas fotos de lhamas...
q alias devo comprar um casaco, toca meias, e comer esa carne...dizem q eh muito boa...
ja mto perto do refugioum pouco mais de rochas e chegamos aponte da represa, subimos ate o refugio..um as escadas de pedra, 20 degraus e nesa hora peguei mais forca e subi como quem estava bem..
chegando francisca me felicito e me deu um asopa, muito quente e depois um ch a de oregano.. el chofer pajero.. jajaja ja estva por la.. aseparamos os equipametosd da agencia e minh abagagem, por um momento pareia q tinha perdido minha pequena mochila mas logo achamos e voltam os, no caminho eu apaguei chegamos ao hostel as 7, fizemos todo trajeto da descida como previsto 4hs, tirando o tempo q dormi no refugio
liguei p boris da agencia para agradecer e dizer q ele teria q pagar o taxi, disse q estava tranquilo, e veio me visitar com um mediuco p ver como estava, mediu a peressao estava normsal, com febre.. e meusd pulmoes estao bem, apenas com um pouco de secrecao, a altitude pòde causar edema pulmonar ou cardiaco..
mas td ok, voltaram com uns remedios p tomar...
e me disseram p dormir...
tive uma otima noite... acordei, deci paa tomar cafe, aki tem internet free, de onde escrevi toda avwentura, hasta el cumbre, boris de nov veio aki, me ajud o a planejar a viagem a 19h vou pala uyuni, e de man ha as 7 chego e saio as 11h para o salar... faco todo trajeto por 3 dias... e de la ja vou a sta cruz de la sierra de onde pego meu vvo dia 18 p rio...

assim terminou meu diario de : hasta el cumbre!

hasta luego

Nenhum comentário:

Postar um comentário